segunda-feira, outubro 24, 2011

Longo e Cansativo, mas direto e objetivo

Dias 22 e 23 de outbro de 2011, respectivamente sábado e domingo, foi a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame, aplicado em dois dias, conteve 180 questões (sendo 45 relativas à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, 45 relativas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aplicada no sábado, primeiro dia; 45 relativas à área de Linguagem, Códigos e suas Técnologias, 45 relativas à área de Matemática e suas Tecnologia, aplicada no domingo, segundo dia) e a redação (no segundo dia).

Para o dia 22 foram disponibilizadas 4h30min para a realização da prova que teve início às 13h e término às 17h30min, para o dia 23 foi disbonibilizada mais uma hora, além das 4h30min do dia anterior, para a realização da prova que teve início às 13h e término às 18h30min.

Nenhuma das questões exigiu do participante a conhecida "decoreba", eram questões bem elaboradas e lógicas que permitiam questionar o conhecimento e a atenção do participante em todo momento da prova. Questões quase sempre atuais que conseguem envolver maior quantidade de disciplinas em menor quantidade de perguntas. Quando as questões se tornavam cansativas sempre vinha uma questão com cartoons ou anedotas para amenizar a tensão, mesmo assim, principalmente pelo teor e pela quantidade de questões, o exame foi cansativo o que não deixa de ajudar a testar os conhecimentos dos concorrentes, ver sua capacidade mesmo com o cansaço e pressão.